Juliano Colonetti
Rinoplastia Ultrassônica ou Piezoelétrica
Atualizado: 20 de fev.

Rinoplastia Ultrassônica ou Piezolétrica
O que é a rinoplastia ultrassônica?
A rinoplastia ultrassônica representa um avanço tecnológico importante nos últimos anos, pois aumenta a precisão de cortes e remodelamentos e diminui os traumas sobre ossos e cartilagens nasais durante a rinoplastia. É uma ferramenta que veio para somar em nossas cirurgias, com muitas vantagens para o paciente.
Na rinoplastia ultrassônica, em vez de martelo e um cinzel, o cirurgião utiliza um ultrassom cirúrgico capaz de realizar os cortes por meio da vibração ultrassônica, ou piezoelétrica.
Como é o aparelho Piezo, utilizado na rinoplastia ultrassônica?
O aparelho utilizado na rinoplastia ultrassônica, chamado Piezo, tem ponteiras específicas que preservam os tecidos moles, como a pele do paciente, os ligamentos e as mucosas. Sua precisão é milimétrica, o que permite ao cirurgião retocar em detalhes as estruturas nasais.
Quais as vantagens da rinoplastia ultrassônica?
O uso do aparelho Piezo, quando bem conhecido pelo médico, permite uma ação mais precisa e menos invasiva, com melhor recuperação e menor edema no pós-operatório. É importante salientar que cada cirurgião só deve utilizar as ferramentas e técnicas com as quais estiver bem familiarizado.
Como é o pós-operatório da rinoplastia ultrassônica?
Mesmo sendo menos invasiva, a cirurgia de rinoplastia ultrassônica exige que o paciente siga todas as recomendações médicas no pós-operatório. É preciso fazer repouso de cerca de uma semana e seguir corretamente a medicação prescritas. Não realizar esforço físico e evitar o sol também são importantes medidas para um pós-operatório tranquilo.