Buscar
  • Juliano Colonetti

Rinoplastia Primária

Atualizado: 12 de dez. de 2021

Rinoplastia Primária é quando a cirurgia é realizada num nariz nunca operado . O procedimento cirúrgico é indicado para melhorar a aparência estética nasal e facial e também a função respiratória do nariz . O intuito da cirurgia é alcançar um resultado que satisfaça o paciente tanto do ponto de vista estético como funcional buscando produzir um nariz harmonioso que combine com as feições do paciente e melhorar a função nasal . A cirurgia consiste em causar mudanças no formato dos ossos e cartilagens do nariz associado com procedimentos que visam melhorar a função nasal com o objetivo de melhorar o formato do nariz e a respiração nasal . O objetivo primordial da Rinoplastia é produzir um nariz mais belo , elegante e com a aparência mais natural e que harmonize com a face do paciente . Pelo fato de cada nariz ser diferente , tanto do ponto de vista estético como funcional , a Rinoplastia é considerada uma das cirurgias mais difíceis no campo da cirurgia plástica face .


Devido ao aumento significativo de novas técnicas cirúrgicas a Rinoplastia se tornou um procedimento cirúrgico mais sofisticado e as expectativas em relação ao resultados também aumentaram . A preferência do Dr. Juliano Colonetti é pela técnica estruturada associada com técnicas de preservação . Cada paciente é avaliado de forma individualizada durante a consulta. É realizado de rotina a documentação fotográfica do nariz e como forma de planejamento cirúrgico o dr. Juliano realiza uma simulação computadorizada utilizando as fotos digitais com o objetivo de produzir possíveis resultados conforme o desejo de cada paciente . A simulação computadorizada não é uma garantia de resultados , mas serve principalmente para descobrir o desejo estético do paciente e alinhar com a real expectativa de resultado






Dr. Juliano Colonetti utiliza a simulação computadorizada primordialmente para fins de planejamento cirúrgico , detalhar as técnicas cirúrgicas que serão realizadas e para entender o senso estético do paciente . Importante enfatizar que o profissional médico deve sempre alertar os pacientes sobre os riscos de resultados subótimos ou insatisfatórios e da possibilidade de uma reoperação ou Rinoplastia Revisional que pode ocorrer em 5 a 15% dos casos nas melhores mãos.





A Rinoplastia primária pode ser executada juntamente com procedimentos funcionais como correção do desvio de septo nasal ( septoplastia ) , redução do

tamanho dos cornetos nasais ( turbinoplastia ou turbinectomia ) e procedimentos

que visam o tratamento da sinusite crônica .

O Dr. Juliano Colonetti realiza os procedimentos funcionais utilizando a técnica assistida por videoendoscopia , de forma minimamente invasiva , possibilitando dessa forma uma melhor recuperação pós-operatória , um retorno mais precoce às atividades físicas e profissionais e também um risco menor de complicações quando comparado às técnicas convencionais.



A Rinoplastia primária geralmente é realizada sob anestesia geral e com duração média de 3 a 5 horas dependendo da complexidade do caso . Geralmente o paciente é liberado no mesmo dia do Hospital e retorna após 5 a7 dias no consultório para remoção dos pontos e curativos . O resultado final da Rinoplastia pode demorar 12 a 18 meses , portanto o profissional deve sempre orientar o paciente sobre as mudanças que o nariz vai sofrer durante o período de recuperação pós-operatório que é bastante longo .












1.866 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo