top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliano Colonetti

Rinoplastia Primária

Atualizado: 20 de fev.

RINOPLASTIA PRIMÁRIA


O que é rinoplastia primária?

A rinoplastia primária é a cirurgia feita em um nariz que nunca foi operado. É um procedimento bastante procurado por quem deseja ter um nariz mais harmônico - e, com isso, melhorar a aparência do rosto -, mas que também corrige problemas funcionais relacionados à respiração.

Mudar a forma do nariz altera também a aparência da pessoa, e pode melhorar a auto-estima. Um nariz bem operado é um nariz que parece natural, que funciona adequadamente e está em equilíbrio e harmonia com o rosto do paciente.

Quando a rinoplastia é recomendada?

A rinoplastia pode corrigir os seguintes problemas funcionais e estéticos: respiração ‘trancada’, colapso das cartilagens ou dos ossos nasais causado por traumas ou cirurgias anteriores, assimetrias, nariz muito grande ou muito pequeno em relação ao rosto, ponta caída ou mal-definida, nariz largo ou muito fino, cicatrização interna ou externa excessivas, nariz mal-operado ou com resultado insatisfatório, entre outras indicações.

Como são as consultas antes da rinoplastia?

Um exame minucioso é feito no paciente, levando em conta suas queixas estéticas e/ou funcionais. É preciso revisar o histórico médico e avaliar as cavidades nasais através de um exame de videoendoscopia nasal. Depois de uma investigação completa, o médico irá explicar em detalhes como é feita a cirurgia, e de que forma os ossos nasais e cartilagens podem ser esculpidos para remodelar o nariz. Após o planejamento cirúrgico, o passo seguinte é a documentação fotográfica - o cirurgião faz várias fotos do nariz e do rosto do paciente, que são colocados no computador para uma análise ainda mais técnica e detalhada, buscando um resultado harmonioso.

Como é a cirurgia da rinoplastia?

Na rinoplastia, o cirurgião faz mudanças nos ossos e das cartilagens do nariz, para que seu formato combine mais com as feições do paciente. Além da parte estética, o procedimento faz correções para melhorar a função nasal. A técnica utilizada pelo Dr. Juliano Colonetti é a da rinoplastia estruturada associada a técnicas de preservação.

A rinoplastia é feita com anestesia geral e dura, em média, de três a cinco horas, dependendo da complexidade do caso.

No início da cirurgia, um aparelho chamado projetômetro é utilizado para que as medidas sejam conferidas e alteradas de acordo com o planejamento e a simulação computadorizada. As correções funcionais são feitas com auxílio da videoendoscopia.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?

O Dr. Juliano Colonetti é um dos pioneiros no uso da videoendoscopia na rinoplastia. O procedimento é minimamente invasivo, e por isso proporciona melhor recuperação pós-operatória, retorno mais rápido às atividades da rotina e menor risco de complicações em relação às técnicas convencionais.

O paciente é geralmente liberado no mesmo dia e retorna ao consultório dentro de cinco a sete dias para retirar os pontos e curativos.

Durante o período de recuperação é fundamental evitar o esforço físico, para evitar sangramentos. Também não se deve tomar sol - a proteção solar deve ser reforçada. Hematomas podem surgir ao redor dos olhos, mas, com a aplicação de gelo no local, eles somem em uma ou duas semanas.

O inchaço no nariz também é normal e pode durar semanas - é preciso ter em mente que o nariz estará totalmente recuperado somente um ano depois da cirurgia.

Quanto tempo demora para aparecer o resultado da rinoplastia?

O resultado final da rinoplastia pode demorar entre 12 e 18 meses para aparecer. O médico deve sempre orientar o paciente sobre as mudanças pelas quais o nariz deverá passar ao longo desse período.

Posso fazer uma rinoplastia junto com correções funcionais?

Sim, na rinoplastia é posível melhorar algum aspecto do nariz que desagrade ao mesmo tempo em que são feitos procedimentos funcionais, como a correção do septo nasal (septoplastia), redução dos cornetos (turbinoplastia ou turbinectomia) e intervenções para tratar a sinusite crônica, por exemplo.

Por que a rinoplastia é considerada uma das cirurgias mais difíceis?

A rinoplastia é considerada um procedimento sofisticado porque cada nariz é único e deve estar em harmonia com as demais áreas do rosto do paciente. Como eles são diferentes na estética e na funcionalidade, o desafio do cirurgião é analisar os casos de forma individualizada, alinhando as expectativas do paciente com as possibilidades oferecidas pelas novas técnicas cirúrgicas.

É possível prever como ficará o nariz depois da rinoplastia?

Um dos primeiros passos nas consultas pré-operatórias é a chamada “documentação fotográfica”: são tiradas várias fotos do paciente para que o dr. Juliano Colonetti faça uma simulação computadorizada dos possíveis resultados da cirurgia. É importante destacar que essa simulação não é garantia de um resultado exato - ela serve para que o cirurgião entenda o desejo do paciente e possa alinhar as expectativas de quem passará pela cirurgia com as possibilidades reais de resultados.

É possível refazer uma cirurgia de nariz?

Sim, é possível fazer uma reoperação, também chamada de rinoplastia secundária. O médico sempre deverá alertar o paciente a respeito dos riscos de resultados insatisfatórios, que necessitem de correção. Essa possibilidade varia de 5 a 15% entre os melhores cirurgiões.

Mas é importante aguardar o período completo de cicatrização, que dura aproximadamente um ano, antes de realizar uma nova cirurgia.









Dr. Juliano Colonetti utiliza a simulação computadorizada primordialmente para fins de planejamento cirúrgico , detalhar as técnicas cirúrgicas que serão realizadas e para entender o senso estético do paciente . Importante enfatizar que o profissional médico deve sempre alertar os pacientes sobre os riscos de resultados subótimos ou insatisfatórios e da possibilidade de uma reoperação ou Rinoplastia Revisional que pode ocorrer em 5 a 15% dos casos nas melhores mãos.

















2.175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page