Buscar
  • Juliano Colonetti

Rinites

Atualizado: 6 de mai. de 2020

Rinite é a inflamação da mucosa de revestimento nasal , que se manifesta com um ou mais dos seguintes sintomas : congestão/obstrução nasal , coriza hialina ,

espirros em salva , coceira no nariz e garganta e diminuição do olfato ( hiposmia ) Os tipos mais comuns de rinite são : rinite viral ( resfriado comum ou covid19 ) rinite alérgica , rinite eosinofílica não-alérgica , rinite medicamentosa , rinite vasomotora , rinite atrófica , rinite gestacional , rinite do idoso e rinite hormonal

Rinite Viral ( Resfriado Comum )

Os sintomas do resfriado comum são inespecíficos na fase inicial da doença e comuns de outras afecções de via aérea superior . Cefaléia , obstrução nasal , coriza aquosa , espirros e rouquidão , acompanhados de mal-estar são frequentes nas infecções virais .Pacientes com Covid_19 ( infecção pelo coronavírus )

apresentam com mais frequência sintomas de alteração no olfato

(anosmia ou hiposmia ) e alterações do paladar ( ageusia e disgeusia )

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é uma doença bastante comum no Brasil . Alguns estudos demonstram uma prevalência de cerca de 30 a 40% nas crianças e adolescentes e aproximadamente 40% em adultos . Geralmente a doença é mais prevalente nas grandes cidades e metrópoles . Os sintomas são semelhantes aos do resfriado comum , entretanto são geralmente mais persistentes , podendo apresentar relação com estações do ano e desencadeados por alérgenos e estímulos específicos . As rinites alérgicas são subdivididas em 2 grandes grupos : rinite alérgica sazonal ( desencadeada por alérgenos como pólens e gramíneas ) e perene ( alérgenos ambientais )

Os sintomas mais comuns são obstrução nasal , coriza hialina , espirros em salva, coceira no nariz e garganta e eventualmente pode estar associado com sintomas oculares como lacrimejamento , vermelhidão e coceira nos olhos. A rinite alérgica pode vir acompanhada de outras manifestações da alergia, como asma brônquica , dermatite e conjuntivite ( rinoconjuntivite alérgica ). É indispensável para um diagnóstico apropriado realizar uma anamnese detalhada , testes alérgicos e exames de imagem por vídeo das cavidades nasais .

No hemograma pode ser encontrado eosinofilia . Quando os sintomas são significativos ,

a procura pelo agente causador ( alérgeno ) ou pelo fator desencadeante através dos testes cutâneos ou sorológicos pode ser extremamente útil para estabelecer uma estratégia de tratamento de forma adequada e individualizada. O tratamento se divide em medidas ambientais , dessensibilização do organismo, tratamento medicamentoso e cirurgia para a obstrução nasal em casos selecionados.

Rinite Vasomotora A rinite vasomotora é uma resposta exagerada da mucosa nasal a vários estímulos não alérgicos , causada por um distúrbio do Sistema Nervoso Autônomo cursando com obstrução nasal , espirros e coriza hialina geralmente desencadeados por mudanças bruscas de temperatura , ingestão de determinados alimentos , bebidas e molhos picantes .

Rinite Medicamentosa

A rinite medicamentosa é causada pelo uso abusivo e indiscriminado dos descongestionantes nasais de uso tópico ( Afrin , Aturgyl , Neosoro , Naridrin ) ou do uso de alguns medicamentos sistêmicos . Geralmente , após a vasoconstricção proporcionada pelas gotas nasais , o paciente começa a evoluir com um efeito rebote , com vasodilatação reflexa da mucosa nasal e consequente obstrução , o que leva ao uso repetitivo da medicação.


Tratamento Cirúrgico


O tratamento cirúrgico pode ser recomendado para alívio e melhora da obstrução nasal

( septoplastia por videoendoscopia associado ou não com turbinoplastia/turbinectomia )

Em casos persistentes e refratários aos tratamentos clínicos , pode ser indicado o

procedimento cirúrgico de de Neurectomia do nervo vidiano .












Assista ao vídeo abaixo de cirurgia para correção da obstrução nasal : correção do desvio de septo + redução do tamanho dos cornetos ou conchas nasais inferiores


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo