Buscar
  • Juliano Colonetti

Otoplastia em Florianópolis

Atualizado: 4 de mai. de 2020

Orelha em Abano


A formação da orelha em abano ocorre por subdesenvolvimento da anti-hélice do pavilhão auditivo , hiperplasia ou aumento da cartilagem conchal e uma angulação entre o crânio e a orelha anormal ( ângulo céfalo-auricular maior que 30 graus ) . Usualmente essas alterações podem vir acompanhadas de lóbulo proeminente . A orelha em abano afeta aproximadamente 5% da população e compreende a deformidade congênita mais comum da orelha externa. Transmitida de forma genética autossômica dominante, apesar de conseqüências fisiológicas benignas, muitos estudos demonstram o sofri- mento psicológico, trauma emocional e alterações no comportamento que esta deformidade pode ocasionar, principalmente em crianças . Embora as pessoas com o diagnóstico de orelhas de abano não desenvolvam perda ou diminuição da função de coleta e condução do som, tal deformidade pode influenciar negativamente na vida social. Orelhas em abano são deformidades menores, mas provocam brincadeiras, principalmente em crianças, podendo ocasionar declínio da qualidade de vida, resultando em performance ruim na escola e trabalho, evasão social e diminuição da autoconfiança. Sendo assim, a idade ideal para realizar a otoplastia seria entre 6 e 7 anos, visto que o indivíduo terá completado quase todo crescimento da orelha e estará iniciando a integração escolar . . A cirurgia recomendada para a correção da orelha em abano é chamada de Otoplastia .

Otoplastia em Florianópolis

Existem inúmeras técnicas cirúrgicas descritas na literatura médica para correção da orelha em abano . O objetivo principal do tratamento cirúrgico é posicionar a orelha mais próxima ao crânio , reconstruir a antihélice quando ausente e diminuir a cartilagem da concha obtendo maior simetria e uma bonita forma das orelhas . Um ótimo resultado cirúrgico é fundamental para elevar a autoestima do paciente e seus familiares. A confecção de pontos com moldagem da cartilagem auricular é Importante para criar uma orelha com aspecto normal, A otoplastia é procedimento conservador e de fácil execução, reproduzível com facilidade e relativamente livre de gran- des complicações . Pode ser realizada em crianças no ínicio da idade escolar. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local com sedação ou sob anestesia geral dependendo da idade do paciente e do grau de colaboração . A duração do procedimento cirúrgico é cerca de 1 a 2 horas , dependendo da complexidade do caso . O paciente usualmente é liberado do Hospital no mesmo dia da cirurgia .O retorno após a cirurgia geralmente é 7-10 dias após o procedimento e o paciente é orientado a usar uma faixa por até 30 dias após a cirurgia. A dor é ausente ou leve , geralmente controlada com analgésicos comuns. O risco de complicações é baixo mas pode ocorrer . Complicações

precoces incluem hematoma, infecção, condrite, sangramento, prurido e necrose. Entre as complicações tardias se destacam insatisfação do paciente, extrusão de pontos de suturas, deiscências, e alterações na sensibilidade local ( disestesias )


110 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sinusite