Buscar
  • Juliano Colonetti

Cirurgia Endoscópica do Nariz e Seios da Face

Atualizado: 5 de mai. de 2020

A cirurgia endoscópica do nariz e seios da face é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo recomendado para o tratamento de problemas como :


1) Fatores obstrutivos : desvio de septo nasal , hipertrofia dos cornetos nasais e atresia de coana.


2) Doenças inflamatórias : rinossinusite crônica ou recorrente , rinossinusite odontogênica , polipose nasossinusal ou Pólipos nasais , rinossinusite fúngica e mucoceles ou mucopioceles.


3) Doenças tumorais benignas e malignas : neoplasias como o Papiloma Invertido , biópsias tumorais e cânceres do nariz e seios da face.


4) Desordens orbitárias : descompressão orbitária na Doença de Graves , descompressão do nervo óptico e dacriocistorrinostomia ( desobstrução das vias lacrimais ).


5) Outros : correção de anomalias e mal formações , correção da fístula liquórica transnasal , controle de sangramento nasal ( Epistaxe ) e remoção de corpos estranhos do nariz e seios da face


A cirurgia é realizada através da introdução de endoscópios ( sinuscópios ) que são óticas de visualização acopladas a um sistema de imagem ( vídeo monitor HD de alta definição) e iluminação ( cabo de fibra óptica + fonte de luz) .


O sistema de videoendoscopia oferece uma visualização aproximada e magnificada do campo operatório . O procedimento cirúrgico realizado é assistido por videoendoscopia tornando a cirurgia menos invasiva porque utiliza os orifícios naturaisc( narinas do paciente ) como via de acesso cirúrgico.


Na técnica endoscópica nenhuma incisão é realizada na pele do paciente promovendo um resultado estético melhor e uma recuperação mais rápida . A visualização é otimizada e portanto o cirurgião obtém mais controle sobre as técnicas cirúrgicas executadas . O risco de complicações no período de recuperação é significativamente menor , e o retorno às atividades habituais e profissionais é mais precoce . O uso do endoscópio revolucionou o diagnóstico e tratamento das patologias do nariz e seios da face . O endoscópio utilizado como uma ferramenta de visualização aliadocom o desenvolvimento de novas tecnologias , aumentaram de forma significativa a taxa de sucesso da cirurgia endonasal e reduziram o índice de complicações pós-operatórias de forma significativa . A cirurgia videoassistida trouxe grandes vantagens em relação às técnicas convencionais é já é considerada pelos principais especialistas como a técnica cirúrgica padrão-ouro e portanto a mais indicada para o tratamento das doenças do nariz e seios da face. A cirurgia é realizada sob anestesia geral e pode durar cerca de 2 até 4 horas dependendo da complexidade do caso . O paciente geralmente é internado em regime de Hospital Dia e liberado no mesmo dia para casa . Os cuidados principais no período pós-operatório é evitar os esforços físicos , usar as medicações prescritas pelo médico e seguir rigorosamente as orientações e cuidados a serem tomados no período de recuperação

























Assista aos vídeos de cirurgias abaixo :


Vídeo 1 Cirurgia endoscópica do Nariz e Seios da Face ( CENS ) : tratamento cirúrgico de mucopiocele de seio frontal em paciente previamente submetida a maxilectomia medial à esquerda para ressecção de sarcoma nasal .




Vídeo 2 Remoção endoscópica de tumor de hipófise - Macroadenoma hipofisário causando compressão do quiasma óptico cursando com perda visual bilateral ( hemianopsia bitemporal ) :


Assista ao vídeo 3 abaixo Tratamento cirúrgico endoscópico de Mucocele de seio frontal :



105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo